5 dicas para vender na Black Friday 2021 do seu e-commerce

Confira as melhores ideias para sair na frente e vender mais na Black deste ano A Black Friday é A DATA do e-commerce brasileiro. Com origem nos EUA, a Black já ganhou o comércio do nosso país, em especial para as vendas online. Quer vender de verdade nesse período? Então confira as dicas! Qual é […]

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Confira as melhores ideias para sair na frente e vender mais na Black deste ano

A Black Friday é A DATA do e-commerce brasileiro. Com origem nos EUA, a Black já ganhou o comércio do nosso país, em especial para as vendas online. Quer vender de verdade nesse período? Então confira as dicas!

Qual é a origem da Black Friday?

A Black Friday é uma ação popular nos Estados Unidos, no dia seguinte ao tradicional feriado de Ação de Graças. A ideia é as lojas abaixarem os preços para celebrar o início do período de compras natalinas.

No Brasil, o feriado em si não tem o mesmo significado, mas a ideia da Black Friday é a mesma; é o mês dos descontos no ano.

Em 2021, a Black Friday é no dia 26 de novembro. Agora, vamos às dicas para vender na Black Friday deste ano!

1. Dados

Quem trabalha ou quer trabalhar com vendas online, precisa coletar e saber analisar os dados. 

Se é a sua primeira Black Friday, estude como foram as ações no ano anterior e faça uma análise do que os seus concorrentes fizeram. Se você já é um adepto da Black Friday, relembre as suas ações anteriores e avalie o que pode melhorar na Black de 2021. Isso envolve metas, produtos, atendimento, equipe, etc. Assim, será possível entender o comportamento do seu cliente durante essa época do ano.

Falando em dados, algo importante para a Black é revisar as descrições dos produtos. Coloque dicas de como ele poderia ser usado ou até mesmo combinações com outros produtos (o “compre junto”). Quanto mais informação, maior a possibilidade de venda, pois é assim que o cliente entende mais o que está comprando.

2. Metas

Algo que é padrão na Black Friday é ter metas estabelecidas. Em primeiro lugar, isso é interessante para motivar o time interno, por ser a data mais esperada pelo comércio. Então, coloque uma meta para que seu time se motive a crescer mais e mais. Também é interessante trabalhar com duas metas, uma meta real da empresa e outra pessoal do time.

Além disso, as metas também ajudam no controle dos resultados, indicando um caminho para os próximos anos.

3. Estoque 

Não dá pra fazer promoção sem ter um bom estoque à disposição. É comum ouvir que e-commerce é muito vantajoso porque não ocupa espaço, mas isso não é verdade – pelo menos não quando se trata do espaço para os produtos.

Ter um estoque robusto é fundamental, e durante a Black Friday é ainda mais importante ter tudo isso sob controle. Isso vale tanto para planejar venda de produtos que estão perto de esgotar quanto os que estão com pouca saída. O estoque é importante, também, para não cair no erro de vender mais do que se tem a pronta entrega. 

Esteja em contato com seus fornecedores para garantir que os melhores produtos estarão disponíveis durante a Black.

4. Além da sexta-feira

A Black Friday é, em tese, um dia só. Mas essa ação é grandiosa demais para ocupar apenas a sexta-feira.

A partir da análise dos seus dados, estoque e planejamento, faça um fim de semana, quinzena ou mês inteiro de desconto. Muitas empresas trabalham também com “esquenta” e “ressaca” de Black, tanto para antecipar descontos quanto para manter alguns produtos que não venderam tão bem.

Isso ajuda, também, no awareness da promoção – ou seja, faz com que mais pessoas fiquem sabendo da Black a tempo de aproveitar.

5. Divulgação

Venda online só existe com estratégia online. Portanto, use as redes sociais, e-mail marketing e outras ferramentas a seu favor.

Mídias pagas no Google e Facebook são ótimas oportunidades – desde que previstas e compatíveis com o orçamento.

Outra prática interessante é o uso de landing pages, possibilitando ao seu cliente mais fiel a garantia de receber as ofertas (e aproveitá-las) antes do público geral.

A Job Space atua no segmento de e-commerce e desde 2014 realiza as melhores Blacks dos nossos clientes. Não importa o mercado: produtos de beleza, ferramentas, eletrodomésticos: com a estratégia correta, a Black Friday pode deslanchar suas vendas. Entre em contato com a Jobs e não perca essa chance!

 

Escrito por Paulo Siqueira

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