VTEX Day 2022: Confira o que o evento trouxe para a edição deste ano!

O VTEX Day é o principal evento de inovação, varejo e transformação da América Latina e a edição de 2022, de volta ao formato presencial, trouxe diversas tendências e discussões a respeito dos temas que fazem parte do universo dos e-commerces.  O VTEX Day 2022 aconteceu nos dias 12 e 13 de Abril e marcou […]

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O VTEX Day é o principal evento de inovação, varejo e transformação da América Latina e a edição de 2022, de volta ao formato presencial, trouxe diversas tendências e discussões a respeito dos temas que fazem parte do universo dos e-commerces. 

O VTEX Day 2022 aconteceu nos dias 12 e 13 de Abril e marcou o retorno ao presencial, na cidade de São Paulo. Durante o evento, que já acontece há quase 10 anos, pessoas e empresas interessadas em negócios, tecnologia e empreendedorismo reuniram-se para discutir e explorar tendências do e-commerce em uma rodada de mais de 90 palestras, com a participação de mais de 130 especialistas em varejo. 

Grandes marcas e empresas renomadas trouxeram seus especialistas para realizar palestras, oportunizando ao público debates importantes a respeito de suas principais estratégias e cases de sucesso. Temas como o ecossistema dos e-commerces, digitalização de diversas vertentes dos negócios, desafios de crescimento e até mesmo sobre os pilares de liderança, bem-estar e excelência foram abordados ao longo dos dois dias. 

No primeiro dia, o destaque foi a presença de Scott Galloway, professor de Marketing da New York University. Autor dos best-sellers “A Álgebra da Felicidade”, “Os Quatro” e “Depois do Corona: Da crise à oportunidade”, Galloway trouxe reflexões a respeito das novas tendências do mercado, comentando ainda sobre  tecnologia, metaverso, NFTs e Web3. 

Com relação ao cenário atual, Galloway acredita que existem diversas possibilidades dentro do mercado brasileiro, já que o público no país é o que mais passa tempo conectado (uma média de 9h por dia) e aposta no crescimento ainda maior de startups e fintechs, impulsionadas pelos super apps. 

Já no segundo dia, os conteúdos ficaram focados em inovação digital e nos impactos e avanços dentro das carreiras impulsionados por ela. A presença ilustre do piloto Lewis Hamilton elevou o evento. Ele trouxe carisma e relatos sobre as dificuldades em sua carreira como piloto e como alcançou o sucesso nas pistas.  

David Schonthal também esteve presente no segundo dia do evento. O professor da Kellogg School of Management ministrou uma importante palestra a respeito de como as marcas precisam entender e otimizar a experiência de compras dos clientes por meio do viés da transformação digital. 

Para o encerramento, o executivo Abílio Diniz comentou sobre suas experiências de vida e trabalho, abordando os cases de sucesso com os quais já atuou e ainda trouxe o debate acerca de gestão e inovação para a construção de empresas vencedoras. 

Tendências

Social Commerce

Durante o VTEX DAY 2022, o social commerce foi um dos temas mais comentados e foi abordado por diversas marcas, que trouxeram cases de sucesso que foram possíveis por meio  da estratégia. 

O social commerce pode ser definido como uma categoria de comercialização online com foco em redes sociais e outras plataformas digitais, sendo baseado principalmente na função nativa de troca de mensagens.

Dentro da temática, o destaque foi para a categoria de live commerce, que caracteriza-se pela modalidade de vendas ao vivo, sendo uma evolução do e-commerce tradicional, transformando os pontos de contato com os consumidores.

Muitas empresas já estão testando o live commerce no Brasil, investindo em lives de apresentação de produtos, envolvendo influenciadores e consumidores. 

Omnichannel 

O omnichannel continua sendo uma das principais apostas do varejo e das empresas. Os debates se concentraram principalmente na necessidade do estabelecimento de um sistema no qual todos os canais precisam estar alinhados e unidos. 

Web 3.0

A web 3.0 também foi um dos assuntos mais discutidos durante os dois dias de evento, sendo tema de diversas palestras. Também conhecida como a terceira onda da internet, a Web 3.0 diz respeito à revolução na maneira como empresas e marcas se relacionam com os seus consumidores, focando em tecnologia e segurança para os usuários, aprimorando a experiência de compras e estabelecendo transações mais seguras e uma melhor proteção dos dados pessoais.