Confira as profissões em alta para 2023, de acordo com o LinkedIn

Se você está buscando se atualizar sobre as profissões mais promissoras para este ano, fique atento aos resultados da pesquisa realizada pelo LinkedIn. A maior rede social profissional do mundo divulgou uma lista com as 25 profissões em alta para 2023, com base em dados e análises de tendências do mercado de trabalho.   Acompanhe o […]

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Se você está buscando se atualizar sobre as profissões mais promissoras para este ano, fique atento aos resultados da pesquisa realizada pelo LinkedIn. A maior rede social profissional do mundo divulgou uma lista com as 25 profissões em alta para 2023, com base em dados e análises de tendências do mercado de trabalho.  

Acompanhe o texto a seguir e descubra quais são essas profissões. 

6 profissões em alta no Brasil 

Selecionamos as seis principais profissões relacionadas ao segmento do Grupo Jobs, com base na lista divulgada pelo LinkedIn. Ficar atualizado sobre as habilidades e cargos relacionados pode ajudá-lo a tomar decisões mais informadas sobre o caminho a seguir em sua carreira e identificar as especializações que valem a pena investir. 

1. Especialista em Cibersegurança 

Essa profissão é responsável por proteger redes e sistemas de computadores contra ameaças cibernéticas, identificando vulnerabilidades de segurança e desenvolvendo medidas para proteger contra hackers, malware e outros ataques. O profissional também monitora e responde a incidentes de segurança e implementa estratégias de prevenção de violações de dados, incluindo o conhecimento da LGPD (Lei Geral da Proteção de Dados). 

2. Analista de Desenvolvimento de Sistemas 

O analista de desenvolvimento de sistemas é um profissional de TI responsável por planejar, desenvolver e implementar sistemas informatizados em uma empresa, incluindo softwares e hardwares. Para isso, ele avalia as necessidades do negócio para elaborar soluções tecnológicas. Suas habilidades técnicas incluem o domínio de ferramentas como JavaScript e SQL. 

3. Pesquisador em Experiência do Usuário

O papel do pesquisador em experiência do usuário é conduzir pesquisas com os consumidores a fim de compreender seu comportamento de compra e uso, bem como suas necessidades e desejos. Com base nesses insights, ele ajuda a empresa a criar produtos, serviços, campanhas e ações promocionais que atendam às demandas dos clientes. As competências essenciais para o cargo incluem a condução de testes de usabilidade, pesquisa quantitativa e design thinking. Além disso, é comum que o pesquisador trabalhe em conjunto com a equipe de design e desenvolvedores para pensar em soluções que melhorem a experiência do usuário. 

4. Desenvolvedor Back-End 

O desenvolvedor back-end é o profissional responsável por construir e monitorar toda a estrutura interna de um site ou aplicativo, ou seja, o servidor, banco de dados e a lógica de programação que fica por trás das interfaces. Ele trabalha com linguagens de programação específicas para desenvolvimento web, como Java, Python, e utiliza ferramentas e tecnologias como frameworks, bibliotecas e APIs. Ele é o responsável por garantir a segurança, estabilidade e desempenho do sistema. 

5. Redator SEO 

O redator SEO é um profissional especializado em produzir conteúdo que seja otimizado para os mecanismos de busca. Ele precisa compreender o funcionamento dos algoritmos de busca, identificar as palavras-chaves mais relevantes para o setor e ser capaz de criar um conteúdo persuasivo. Precisa dominar técnicas e saber utilizar ferramentas de análise de desempenho para monitorar o tráfego das páginas e as métricas de conversão. Sua atuação é fundamental para empresas que desejam melhorar sua visibilidade online e obter melhores resultados em suas estratégias de marketing. As principais competências do cargo incluem habilidades de escrita, otimização, copywriting e redação. 

6. Analista de Sucesso do Cliente 

O profissional também conhecido como CS, abreviação para Customer Success, tem como objetivo assegurar que os clientes de uma empresa tenham uma experiência satisfatória com o produto ou serviço oferecido. Esse papel abrange o acompanhamento do cliente desde a fase de vendas até o pós-venda. Para desempenhar essa função, o analista de sucesso do cliente deve ter habilidades de comunicação e relacionamento, além de ser capaz de analisar métricas e identificar padrões de comportamento dos consumidores para implantar planos de ação e dar suporte. Sua atuação é crucial para manter a fidelidade dos clientes. 

Este texto apresenta uma lista resumida das tendências no mercado de trabalho, onde com base nas principais competências e setores em alta, é possível identificar as áreas nas quais as empresas devem investir para se destacar dos seus concorrentes, e para os profissionais, as habilidades que precisam aprimorar para conquistar novas oportunidades. Para ter acesso à lista completa de profissões, clique aqui. 

O Grupo Jobs conta com uma equipe completa de desenvolvedores de sistemas, especialistas em back-end, redatores de SEO e customer success. Se sua empresa busca se desenvolver nesses setores, entre em contato conosco para uma conversa.