

02 de dezembro, 2022
Content Creator: o que é e o que faz?
Saiba qual a função de um Content Creator e como esse influenciador pode ajudar na comunicação do seu negócio!
Sabia que existem diversas categorias que podem ser exploradas dentro do marketing de influência? Hoje, vamos te contar o que é um content creator, o que faz e como ele pode ser aplicado dentro de uma estratégia de conteúdo.
Content Creator: o que é?
Content creator, como o próprio nome diz, na língua inglesa, é a função de alguém que fica encarregado pela produção de conteúdo. Desde uma arte ou um roteiro a textos mais complexos. Ou tudo junto.
E é justamente isso o que difere esse tipo de influenciador. Ele tem mais autonomia e independência para estilizar a forma como se comunica com um público, porque são as empresas que buscam por ele.
Como ele vai fazer isso? É escolha dele. O importante é que ele e a empresa que o contratou para a divulgação estejam em sintonia. Isso é mais responsabilidade de quem contrata do que de quem influencia.
O que faz um Content Creator?
O Content Creator, dentro do seu nicho de influência, fica responsável por usar o seu poder de alcance para incentivar outras pessoas a buscarem, olharem e consumirem um determinado produto.
Isso não significa, porém, que ele deve ser cobrado pelo relatório final de vendas. O número positivo não deve ser uma responsabilidade do content creator. Ele apenas se preocupa em divulgar o que está sendo oferecido.
É o que acontece, por exemplo, na publicidade no mundo digital. As ferramentas mais famosas para levar o público nas lojas físicas são pagas e, principalmente, digitais. No fim das contas, a empresa é quem vende!
Onde este profissional pode atuar?
Um Content Creator que trabalha para influenciar pessoas a consumirem marcas vinculadas ao seu nome tem uma possibilidade de atuação muito ampla. Tudo depende da sua posição dentro do mercado e o que ele tem para oferecer.
Montamos uma lista com os principais tipos de influencers que trabalham na produção de conteúdo para atrair novos compradores, usuários, etc. Confira a seguir:
- Analista;
- Autoridade;
- Ativistas;
- Celebridades;
- Fitness;
- Lifestyle.
Como avaliar um content creator?
Calma que nem tudo é responsabilidade da empresa também. Ela deve ser assertiva na hora de escolher a pessoa que vai representá-la em ações de marketing, mas, é extremamente importante que o content:
Crie conteúdo de valor
Um content creator de qualidade é aquele que, dentro da estratégia de conteúdo planejada para atrair novos olhares, tem a consciência de que fazer diferente dos outros e agregar valor de verdade para o usuário são diferenciais.
Emita relatórios verdadeiros
Não adianta esconder quando o resultado não vem. Um bom content creator vai te mostrar a realidade e tentar, junto com você, traçar uma nova estratégia mais assertiva. O importante, dentro da comunicação, é que haja transparência.
Tenha audiência qualificada
Dentro da comunicação no mundo digital, é fundamental que a conversa tenha o direcionamento certo. Por isso, o content creator tem que ter a sensibilidade de entender o seu negócio e saber que seus seguidores irão se interessar pelo produto (e como ele vai se comunicar).
A Job Space: empresa de marketing
Na Jobs Space, usamos o marketing 360º para entregar resultados. Nosso time, formado por profissionais especialistas em comunicação e vendas, identificam as melhores soluções e definem uma estratégia personalizada para que sua marca ganhe relevância online.
Precisando de ajuda com o marketing do seu negócio? Entre em contato com a gente e continue acompanhando os conteúdos do blog para ficar por dentro deste universo.
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