Dicas estratégicas de marketing para a campanha de Natal de 2024

Com a chegada do fim do ano, o Natal se torna uma oportunidade crucial para alavancar as vendas e fortalecer o relacionamento com os clientes. Em 2023, o período natalino foi marcado por uma leve queda de 1,4% nas vendas do varejo físico em comparação ao ano anterior, segundo dados da Serasa Experian.  Contudo, os […]

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Com a chegada do fim do ano, o Natal se torna uma oportunidade crucial para alavancar as vendas e fortalecer o relacionamento com os clientes. Em 2023, o período natalino foi marcado por uma leve queda de 1,4% nas vendas do varejo físico em comparação ao ano anterior, segundo dados da Serasa Experian. 

Contudo, os resultados iniciais de 2024 indicam uma retomada positiva para o comércio, com as vendas do setor crescendo 2,5% em janeiro na comparação com dezembro. Esse é o maior aumento entre meses consecutivos desde janeiro de 2023, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE.

Além disso, ao comparar com o período homólogo, janeiro apresentou uma alta de 4,1%, ajudando a equilibrar a perda registrada no último mês de 2023. O varejo, agora, encontra-se 5,7% acima dos níveis pré-pandemia, alcançando estabilidade e otimismo para o final do ano. Esses dados reforçam que, com estratégias de marketing mais focadas e criativas, 2024 tem um potencial ainda maior para impulsionar as campanhas natalinas e garantir resultados expressivos.

Para ajudar você a maximizar suas vendas nesta data especial, reunimos dicas essenciais de marketing que podem fazer toda a diferença na sua campanha de Natal.

Como fazer marketing de Natal?

Personalize seu site e/ou loja com temática de Natal

Inclua chapéus de Papai Noel nos logos, efeitos de neve, renas e elfos. Use as cores tradicionais, verde, vermelho e branco, e insira banners que despertem o espírito natalino em seu público. Dessa forma você irá comunicar facilmente para o seu público que lá irão encontrar itens para o Natal que possa estar procurando de uma forma acolhedora e divertida.

Página especial de Natal com sugestões de presentes

Facilite as compras dos seus clientes com uma página de sugestões de presentes para diferentes perfis: presentes para crianças, para ele, para ela, para sogros e até para pets. Essas listas auxiliam os consumidores a encontrar exatamente o que precisam, aumentando as chances de conversão.

  • “presentes para crianças”
  • “presentes para ele”
  • “presentes para ela”
  • “presentes para o sogro/sogra”
  • “presentes para pets”
  • “presentes até X reais
  • E por aí vai.

Sorteio e ações nas redes sociais

Conduza sorteios para engajar o público e aproveitar o espírito de “presentear” que o Natal proporciona. Mas lembre-se de seguir as regras para concursos culturais no Brasil. Aproveitando os assuntos relacionados ao Natal, o Amigo Secreto está presente nessa data, então repita todos os passos acima com essa mesma temática, e você também pode fazer uma collab ou amigo secreto virtual com outros influenciadores e marcas parceiras para divulgação cruzada de produtos, onde cada perfil de empresa presenteia outro com um produto próprio.

E-mail marketing temático

Envie newsletters com ofertas exclusivas e dicas de presentes. Essa é uma ótima oportunidade para atingir diretamente os clientes que já demonstraram interesse na sua marca, oferecendo vantagens e despertando o desejo de compra.

O que fazer para atrair clientes no Natal? 

  • Landing Page para captar contatos

Crie uma landing page para coletar contatos e oferecer benefícios, como cupons de desconto ou frete grátis, em troca do e-mail ou telefone dos visitantes.

  • Disparos de E-mail Marketing

Use o e-mail marketing para comunicar as promoções e as ofertas de Natal diretamente para o seu público, incentivando as compras na sua loja virtual.

  • Página com ofertas especiais

Centralize todas as ofertas de Natal em uma página específica no seu e-commerce para facilitar a navegação e destacar produtos em promoção.

  • Sugestões de presentes para diferentes bolsos

Ofereça opções de presentes variados em diferentes faixas de preço para atrair diversos tipos de consumidores e garantir que todos encontrem algo adequado.

  • Invista em mídia paga

Use a mídia paga para aumentar o alcance das suas campanhas, especialmente com o uso de palavras-chave relacionadas ao Natal. Esse investimento ajuda a sua marca a aparecer para consumidores que estão buscando presentes de última hora.

Campanhas de Natal Criativas

Casas Bahia

A campanha da Casas Bahia de 2020, narrada pela mãe do rapper Emicida, destacou histórias de pessoas que fizeram a diferença na pandemia, transmitindo uma mensagem de solidariedade e justiça social.

Nutella

A Nutella lançou uma campanha de Natal em 2020 que celebrou a alegria de estar com a família, inspirando consumidores a presentear com carinho e reforçando a importância dos momentos em família.

Guaraná Antarctica

A marca de refrigerantes convidou a cantora Paula Fernandes para fazer um videoclipe de uma versão inédita de Jingle Bell Rock valorizando a cultura brasileira. No canal da cantora o vídeo já teve mais de 5 milhões de visualizações.

Quer fazer sua campanha de Natal brilhar em 2024? No Grupo Jobs, estamos prontos para ajudar sua marca a se destacar nesta temporada. Com uma estratégia focada em resultados, vamos impulsionar suas vendas e encantar seus clientes. Entre em contato conosco e transforme suas ideias em sucesso!