Quem é a Geração Z e como ela está moldando o futuro do marketing

As gerações são grupos de pessoas nascidas em períodos específicos, que compartilham experiências culturais e históricas semelhantes, moldando seus estilos de vida, comportamentos e valores. Esses grupos incluem os Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964); a Geração X (nascidos entre 1965 e 1980); os Millennials (nascidos entre 1981 e 1996); a Geração Z (nascidos […]

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As gerações são grupos de pessoas nascidas em períodos específicos, que compartilham experiências culturais e históricas semelhantes, moldando seus estilos de vida, comportamentos e valores.

Esses grupos incluem os Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964); a Geração X (nascidos entre 1965 e 1980); os Millennials (nascidos entre 1981 e 1996); a Geração Z (nascidos entre 1997 e 2010); e a Geração Alfa (nascidos a partir de 2010).

Compreender as características dessas gerações, especialmente quando são o público-alvo do seu negócio, é importante para qualquer marca que deseja permanecer competitiva no mercado atual. Afinal, suas estratégias de marketing devem estar alinhadas às necessidades, desejos e interesses dessas gerações.

Será que a sua empresa está preparada para atender as expectativas desse pessoal? Neste artigo, exploraremos as características da Geração Z e da Geração Alfa, que são as mais ativas no ambiente online nos dias de hoje. Continue acompanhando!

Quem faz parte da geração Z?

A Geração Z, também conhecida como “Gen Z”, inclui pessoas nascidas aproximadamente entre 1997 e 2010. E a Geração Alfa, nascidos após 2010. 

Segundo uma matéria do Spotify, a Geração Z é atualmente a mais numerosa e etnicamente diversificada. A maioria das pessoas dessa geração ganharam um smartphone antes dos 12 anos de idade.

Esses jovens cresceram em um mundo totalmente conectado e nunca conheceram uma vida sem internet, smartphones e redes sociais. Com acesso fácil e rápido à informação, eles são tecnológicos, diversificados e têm uma visão globalizada. Esta geração valoriza autenticidade, transparência, criatividade e agilidade, aspectos que influenciam diretamente seu comportamento de compra e as marcas que desejam consumir.

 

Quais estratégias de marketing devem ser utilizadas para atrair a Geração Z?

Para atrair a Geração Z e as mais atuais, as empresas precisam adotar estratégias inovadoras e autênticas:

Autenticidade

As novas gerações valorizam conteúdos autênticos e que chamam a atenção. Às vezes, um meme ou uma frase impactante é suficiente para gerar engajamento. Um exemplo de marca que faz isso bem é o McDonald ‘s, que está sempre atento aos temas em alta, como lançamentos de séries e filmes, e consegue integrar isso ao universo da marca e a Netflix.

Interatividade

As novas gerações apreciam tudo o que é interativo. Desde quizzes para descobrir qual personagem de uma série você seria até ações inovadoras, como a de uma cafeteria em Ribeirão Preto, que instalou um totem onde as pessoas tinham que gritar para demonstrar o quão loucas eram por café. Se atingissem um determinado nível de decibéis, ganhavam um café grátis.

 

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Uma publicação compartilhada por The Black Coffee – Cafeteria Ribeirão Preto (@theblackcoffeebr)

Responsabilidade social e ambiental

É inegável que as gerações atuais se preocupam cada vez mais com os valores transmitidos pelas marcas. Portanto, é essencial que as empresas demonstrem um compromisso genuíno com suas ações de sustentabilidade e programas sociais. Podemos mencionar o sério projeto de compostagem dos resíduos orgânicos da fábrica da Romanha, realizado em parceria com a Composta +. Esse projeto resultou na não emissão de 9,24 toneladas de CO2 equivalente para a atmosfera.

Influenciadores digitais

Essa geração tende a confiar mais em influenciadores de nicho do que em grandes celebridades. Estabelecer parcerias com esses influenciadores pode ser uma estratégia altamente eficaz para aumentar o reconhecimento da marca junto ao público. No entanto, não basta escolher qualquer influenciador; é necessário analisar quem são as pessoas que seguem essa persona e se elas se alinham com o público-alvo de consumidores que se deseja alcançar.

 

Quais tipos de conteúdo produzir para a Geração Z?

Produzir conteúdo que ressoe com a Geração Z requer entender suas preferências e comportamentos de consumo:

Vídeos rápidos e compartilháveis: Os stories e as plataformas como o TikTok e Instagram Reels são extremamente populares entre as últimas gerações. Foram eles que popularizaram os conteúdos em vídeos mais curtos de até 30 segundos.

Histórias: As pessoas adoram se envolver em narrativas, sentir que alguém mais está vivendo e experimentando as mesmas emoções que elas. Isso cria uma conexão emocional significativa.

Conteúdo Educativo: A Geração Z e Alfa não são mais aquelas que estudam em livros e escrevem em cadernos. Hoje em dia, tudo é feito através do celular. Por isso, tutoriais rápidos e dicas objetivas são formas eficazes de atrair o público para conteúdos mais densos.

Memes e Trends: Incorporar elementos de memes ou adaptar uma tendência para o seu nicho pode ser uma maneira eficaz de viralizar e criar conteúdo compartilhável para esse público que aprecia humor e referências da cultura pop.

Um bom exemplo de marca que se comunica muito bem com a Gen Z nas redes sociais é o Duolingo Brasil. Podemos ver que a marca traz referências a memes, filmes, música e mais no Instagram e TikTok de forma muito assertiva.

@duolingobrasil

tente não ser um gnomo hoje #duolingobrasil

♬ original sound – Nick

 

 

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Na Jobs, sabemos que se conectar com a Geração Z exige criatividade e personalização. Oferecemos diversas soluções para ajudar sua marca a criar estratégias de marketing. Desde gerenciamento de redes sociais até produção de conteúdo e parcerias com influenciadores, estamos aqui para te ajudar a se destacar.

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