TikTok vs Instagram: conheça as semelhanças e as diferenças entre as duas plataformas
Confira mais sobre essas redes sociais e descubra o vencedor do embate entre TikTok vs Instagram para a estratégia do seu negócio Você com certeza conhece ou já ouviu falar nessas duas redes sociais, mas qual delas utilizar para divulgar o seu negócio? Para responder a essa pergunta é preciso saber mais sobre suas diferenças, […]
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Confira mais sobre essas redes sociais e descubra o vencedor do embate entre TikTok vs Instagram para a estratégia do seu negócio
Você com certeza conhece ou já ouviu falar nessas duas redes sociais, mas qual delas utilizar para divulgar o seu negócio?
Para responder a essa pergunta é preciso saber mais sobre suas diferenças, similaridades, ferramentas disponíveis e usuários. Pensando nisso, a equipe da Job Space preparou o material a seguir. Confira:
Saiba mais sobre as redes sociais
As duas plataformas começaram com objetivos distintos, mas hoje competem entre si e compartilham várias similaridades.
Enquanto o Instagram nasceu para postar e compartilhar fotografias, o Tik Tok foi desenvolvido para fazer duetos e vídeos rápidos nas redes sociais.
No entanto, com as mudanças de mercado e o objetivo de desbancar os concorrentes, o Instagram foi se adaptando e incluindo ferramentas similares a serviços como o Snapchat e o Twitter. Sua utilidade mais recente, o Reels, veio justamente para tentar frear o crescimento do Tik Tok.
Tiktok vs Instagram: principais diferenças
As maiores diferenças entre as duas plataformas são:
Tempo de gravação/reprodução: O Instagram Reels permite gravações de no máximo 60 segundos, enquanto que o Tik Tok possibilita vídeos de até 3 minutos;
O público nas duas plataformas é distinto, já que o Tik Tok ainda possui um aspecto mais descontraído e jovem, e o Instagram consegue ser mais abrangente;
O alcance dos conteúdos em vídeo é maior no Instagram Reels do que no Tik Tok. Isso porque o Instagram possui mais usuários por conta de outros atributos disponíveis em seu aplicativo;
O Tik Tok possui uma base de dados e conta com uma espécie de Google Analytics embutido para acompanhar o desempenho de campanhas e anúncios. O Reels não conta com essa vantagem, mas o Instagram possui essa visão analítica em seu feed.
Conheça as semelhanças entre os aplicativos
Tanto Tik Tok quanto Instagram Reels competem por uma audiência que busca se divertir e viralizar com conteúdos em vídeo. Os vídeos curtos e intimistas têm como objetivo entreter os usuários desses aplicativos, que podem ficar por longos períodos arrastando o dedo pela tela do celular e consumindo conteúdo.
Todo esse anseio do público por conteúdo, é claro, gera uma grande oportunidade para empresas investirem nas plataformas, fortalecerem sua marca e melhorar o engajamento com o público.
Para isso, é possível investir em desenvolvedores de conteúdo exclusivos ou então formalizar parcerias com influenciadores digitais.
Qual a melhor opção para a minha empresa?
Para escolher entre o Tik Tok ou Instagram é preciso avaliar o perfil do seu público. O Instagram tende a ser uma ferramenta mais abrangente em questão de faixa etária e interesse dos usuários, mas o Tik Tok, que inicialmente era uma plataforma mais voltada para jovens e adolescentes, vem ganhando muitos adeptos.
Portanto, é fundamental fazer uma pesquisa antes de fazer sua escolha e, claro, contar com a ajuda de profissionais qualificados da área.
Gostou de saber mais sobre o Tik Tok e o Instagram? Então aproveite para acessar o site da Job Space e conheça os cases de sucesso que podem inspirar o seu negócio!