Dia do Blog: por que ter um blog é importante para as empresas?

Conheça tudo sobre essa ferramenta de marketing tão útil para as empresas Dia 31/08 é o Dia do Blog (o BlogDay). De uma ferramenta que começa como uma expressão e comunicação individual, o blog passou a ser usado no marketing de grandes empresas para se aproximar do seu público e gerar conteúdo relevante. Conheça um […]

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Conheça tudo sobre essa ferramenta de marketing tão útil para as empresas

Dia 31/08 é o Dia do Blog (o BlogDay). De uma ferramenta que começa como uma expressão e comunicação individual, o blog passou a ser usado no marketing de grandes empresas para se aproximar do seu público e gerar conteúdo relevante. Conheça um pouco sobre essa trajetória e confira nossas dicas sobre os benefícios do blog para as empresas!

Origem do Dia do Blog

31 08 blog

A origem desta data tem tudo a ver com a internet, e é bem inusitada: 31/08 é o Dia do Blog porque os numerais podem ser lidos como “Blog”. Certo, talvez isso dependa da tipografia utilizada, mas você pode ver acima uma arte que complementa essa explicação.

Breve história do blog

Desde o início da internet, o blog (um termo que abrevia web log, que se traduz para diário na rede) é usado como uma forma de usuários criarem redes e canais de comunicação.

Ao longo dos anos, blogs se tornaram cada vez mais populares, tornando-se verdadeiros portais e até mesmo evoluindo para sites.

Até hoje, não é fácil dizer o que diferencia um blog, um site e um portal.

Em geral, os blogs são mais pessoais, têm uma linguagem mais informal e um intuito de serem muito próximos dos seus usuários.

Empresas devem ter blogs?

Como falado, o blog surgiu como uma expressão totalmente pessoal e informal. Então, como ele poderia ser utilizado por empresas?

É simples! Os blogs aproximam os bloggers dos usuários, então não é difícil entender que eles também aproximam as marcas dos seus clientes.

Essa forma de comunicação vem sendo utilizada pelas empresas como uma das principais ferramentas do marketing de conteúdo.

Por que ter um blog para minha empresa?

Aproximar-se dos clientes é uma redução simplista para o potencial do blog. Na verdade, o blog empresarial é uma fonte valiosa para fazer com que o cliente entenda mais sobre a marca.

Posts nas redes sociais, cartazes ou vídeos têm duração limitada. O blog é o único canal que proporciona a uma marca comunicar-se com o cliente de uma forma mais completa e sólida.

Confira 3 vantagens de ter um blog!

1. Autoridade

Pela própria característica dos textos mais longos, o blog possibilita que uma empresa se posicione como autoridade em um assunto ou segmento.

Hoje, diversos blogs de empresas nem mesmo carregam o nome da marca. Isso pode ser explicado porque o blog pode ir além da marca: se torna uma verdadeira fonte de informação relevante e do interesse do próprio público (e pronta para conquistar ainda mais públicos).

2. Posicionamento no Google

Falando em alcance, o blog é uma ferramenta muito explorada pelas marcas que estão atentas à importância do Google.

De forma orgânica, os textos de blog podem oferecer à marca a possibilidade de ranquear nas primeiras posições do Google. O que isso quer dizer?

Quer dizer que se a sua empresa pode produzir um conteúdo relevante sobre um assunto que responde às perguntas dos usuários do Google, de forma gratuita, você vai ganhar centenas ou milhares de acessos. Por isso, agradeça ao blog!

3. Tempo no site (e vendas)

O blog, esteja vinculado ao site da empresa ou não, é uma ótima ferramenta para gerar recorrência e tempo dentro do site de uma empresa.

Quanto mais tempo um usuário passa no site, mais chances existem de fidelização à marca. Com um bom uso de CTAs, links internos e dicas, as chances de gerar vendas a partir do blog são cada vez maiores.

Embora o blog não seja a ferramenta com maior retorno imediato do investimento, é uma das ferramentas que melhor contribuem para as vendas no médio e longo prazo. 

Pense no exemplo: um usuário quer solucionar uma mancha no piso. Ele pesquisa no Google e acha um texto de blog com fotos, passo a passo e um link para um produto que auxilia nessa remoção. Pronto! As chances de esse usuário clicar e se interessar por esse produto – ou mesmo por outros semelhantes – serão ainda maiores.

E aí, está pronto para ter um blog para a sua empresa? Entre em contato com a Job Space! A agência tem um setor especialista em marketing de conteúdo, que desenvolve estratégias personalizadas para cada cliente.

 

Escrito por Paulo Siqueira

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