16 de July de 2021 Transformação Digital

O pagamento pelo WhatsApp já está disponível. Dá para pagar compras on-line?

Saiba como funciona o pagamento pelo aplicativo, quais são os benefícios e como o e-commerce pode utilizar no futuro

Mandar mensagem de texto, fotos, vídeos, documentos, áudios, gifs e, agora, dinheiro. É isso mesmo, uma nova função chegou ao WhatsApp, um dos mais populares aplicativos usados no Brasil.

Saiba como funciona o pagamento pelo WhatsApp e como esse método pode ser aplicado nas compras on-line!

Quem pode fazer pagamento pelo WhatsApp?

No dia 04 de maio, o WhatsApp habilitou no Brasil a função de pagamento (WhatsApp Pay), começando por alguns usuários de bancos e cartões específicos.

Aos poucos, essa função está sendo disponibilizada para todas as pessoas físicas, e hoje a maior parte das instituições financeiras já liberou o serviço para seus usuários.

Como se cadastrar para usar o WhatsApp Pay?

Para começar a usar, é fácil: cheque nos “três pontinhos” no canto superior direito se a função “Pagamentos” já está disponível. Se sim, é só fazer um cadastro no Facebook Pay, que vai gerar um PIN. Para cadastrar, serão solicitados alguns dados pessoais.

Depois, é só cadastrar um cartão de débito (ou um cartão que tenha função débito) e começar a fazer os pagamentos. Não é possível pagar no crédito.

Para garantir, entre em contato com o banco pelo app ou site para saber se a função já está liberada para o seu cartão.

Depois de cadastrado, o pagamento se torna uma opção dentro da conversa, no mesmo local onde é selecionado para enviar foto, anexo, localização etc.

Como funciona o pagamento pelo Whatsapp?

A função WhatsApp Pay permite transferir e receber dinheiro dos contatos, de forma totalmente gratuita. Ou seja, não é paga nenhuma taxa para transferir.

De forma muito semelhante ao Pix, essa modalidade de pagamento usa os dados do contato (nome e número de telefone) para fazer a transação.

O valor é pago com o cartão de débito e cai na conta de quem recebe automaticamente.

Dá para pagar compras on-line com o WhatsApp Pay?

Por enquanto, o pagamento pelo WhatsApp serve apenas para pessoas físicas. Dessa forma, empresas ainda não podem utilizar esse método de pagamento.

No entanto, o WhatsApp está em contato com o Banco Central e anunciou que pretende liberar essa função para CNPJ em breve.

O que muda com o pagamento pelo WhatsApp para lojas on-line?

Quando o método de pagamento for disponibilizado para empresas, provavelmente viveremos mais uma pequena revolução. O WhatsApp Pay será uma opção a mais para os clientes, assim como o boleto, o Pix e o cartão de crédito.

Com o pagamento pelo WhatsApp, as compras on-line ficarão ainda mais fáceis e práticas. Basta que a empresa ofereça um número de contato direto para os clientes e, assim, será possível fazer uma compra e efetuar o pagamento instantaneamente, com o comprovante de pagamento sendo gerado na hora.

Fique atento às notícias para estar na vanguarda quando a função de pagamento para CNPJ for liberada no Brasil e estude a implantação desse método no seu site.

Acesse o Blog da Job Space para mais conteúdos sobre marketing digital, comércio on-line e muito mais!

CATEGORIAS DO BLOG

PESQUISAR

Leia Também

Ver todos os posts