18 de janeiro, 2022

Saiba o que é o metaverso e por que ele representa o futuro

O metaverso é um conceito que promete revolucionar a maneira que aproveitamos a internet. Conheça tudo sobre o assunto a seguir!

Desde a mudança de nome do Facebook para Meta, o conceito de metaverso dominou as manchetes de todo o planeta. Mas por que a gigante da tecnologia decidiu alterar seu nome? E além disso, o que significa esse termo?

Para responder essas e outras perguntas relacionadas ao tema, confira o conteúdo especial que os especialistas da Job Space desenvolveram abaixo!

 

Afinal, o que significa metaverso?

 

O metaverso nada mais é do que um ambiente virtual onde os usuários podem realizar qualquer tipo de atividade. O conceito, portanto, promete se tornar um novo passo evolutivo na comunicação humana e uma verdadeira revolução da internet como conhecemos hoje.

Para exemplificar, podemos usar o cinema, como o sucesso Matrix. Quando o protagonista, Neo, é plugado na Matrix, ele entra em uma espécie de metaverso, um ambiente 3D em que pode teoricamente fazer qualquer coisa.

Essa é a expectativa para o futuro do metaverso e empresas de grande porte. Microsoft, Epic Games e Meta já investem pesado para que isso ocorra em breve.

 

Como vai funcionar?

 

Se você viveu os anos 2000, provavelmente já ouviu falar do Second Life. Essa espécie de game disponibiliza um ambiente virtual em que é possível jogar, conversar com pessoas, estudar e até mesmo trabalhar. Pois bem, o metaverso do futuro deve ser muito similar a essa experiência, de maneira muito mais aprofundada e intensa, no entanto.

Espera-se, por exemplo, que mesmo quando estiver dentro do metaverso, o usuário possa se comunicar através de seu WhatsApp pessoal, participar de reuniões em salas de videoconferência e fazer suas compras de mercado.

Por fim, é importante salientar que o metaverso é um conceito um tanto abstrato, que pode sofrer uma série de alterações até que de fato seja implementado.

 

A internet será substituída pelo metaverso?

 

Como se trata de um projeto em desenvolvimento, ainda não é possível afirmar se o metaverso substituirá ou não a internet no futuro.

O consenso entre as grandes empresas, no entanto, é de que o conceito será mais um complemento à internet como conhecemos hoje e não um substituto completo. Ou seja, será possível acessar o metaverso através de plataformas variadas, como computadores, smartphones, videogames e equipamentos de realidade virtual, assim como navegar pela internet como fazemos agora.

Além disso, é importante ressaltar que as possibilidades de funcionamento desse ambiente virtual são as mais variadas possíveis. Ou seja, as empresas poderão, por exemplo, investir para que seu player de stream não fique restrito à tela do computador, e possa ser aproveitado em uma sala de exibição especial criada dentro de um ambiente virtual 3D.

Gostou de conhecer mais sobre o metaverso? Então aproveite para continuar ligado no Blog da Job Space e tenha acesso a outros conteúdos do seu interesse!

Escrito por Alan Emmerich

Branded Content

Leia também

17 de maio, 2022

Quais as integrações que a VTEX possui?

A VTEX é uma plataforma completa para o gerenciamento de e-commerce SaaS (Software as a Service). Dentro dela, é possível […]

11 de maio, 2022

Quais os diferenciais da plataforma VTEX?

A VTEX é uma plataforma e-commerce SaaS, que disponibiliza toda a estrutura necessária para o gerenciamento de um e-commerce. Nela, […]

04 de maio, 2022

O que é VTEX?

Se você está planejando criar o seu e-commerce, já deve ter se deparado com dúvidas a respeito da escolha da […]