TikTok vs Instagram: conheça as semelhanças e as diferenças entre as duas plataformas 

Confira mais sobre essas redes sociais e descubra o vencedor do embate entre TikTok vs Instagram para a estratégia do seu negócio  Você com certeza conhece ou já ouviu falar nessas duas redes sociais, mas qual delas utilizar para divulgar o seu negócio?  Para responder a essa pergunta é preciso saber mais sobre suas diferenças, […]

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Confira mais sobre essas redes sociais e descubra o vencedor do embate entre TikTok vs Instagram para a estratégia do seu negócio 

Você com certeza conhece ou já ouviu falar nessas duas redes sociais, mas qual delas utilizar para divulgar o seu negócio? 

Para responder a essa pergunta é preciso saber mais sobre suas diferenças, similaridades, ferramentas disponíveis e usuários. Pensando nisso, a equipe da Job Space preparou o material a seguir. Confira: 

Saiba mais sobre as redes sociais 

As duas plataformas começaram com objetivos distintos, mas hoje competem entre si e compartilham várias similaridades.  

Enquanto o Instagram nasceu para postar e compartilhar fotografias, o Tik Tok foi desenvolvido para fazer duetos e vídeos rápidos nas redes sociais.  

No entanto, com as mudanças de mercado e o objetivo de desbancar os concorrentes, o Instagram foi se adaptando e incluindo ferramentas similares a serviços como o Snapchat e o Twitter. Sua utilidade mais recente, o Reels, veio justamente para tentar frear o crescimento do Tik Tok.  

Tiktok vs Instagram: principais diferenças 

As maiores diferenças entre as duas plataformas são: 

Tempo de gravação/reprodução: O Instagram Reels permite gravações de no máximo 60 segundos, enquanto que o Tik Tok possibilita vídeos de até 3 minutos; 

O público nas duas plataformas é distinto, já que o Tik Tok ainda possui um aspecto mais descontraído e jovem, e o Instagram consegue ser mais abrangente; 

O alcance dos conteúdos em vídeo é maior no Instagram Reels do que no Tik Tok. Isso porque o Instagram possui mais usuários por conta de outros atributos disponíveis em seu aplicativo; 

O Tik Tok possui uma base de dados e conta com uma espécie de Google Analytics embutido para acompanhar o desempenho de campanhas e anúncios. O Reels não conta com essa vantagem, mas o Instagram possui essa visão analítica em seu feed. 

Conheça as semelhanças entre os aplicativos 

Tanto Tik Tok quanto Instagram Reels competem por uma audiência que busca se divertir e viralizar com conteúdos em vídeo. Os vídeos curtos e intimistas têm como objetivo entreter os usuários desses aplicativos, que podem ficar por longos períodos arrastando o dedo pela tela do celular e consumindo conteúdo.  

Todo esse anseio do público por conteúdo, é claro, gera uma grande oportunidade para empresas investirem nas plataformas, fortalecerem sua marca e melhorar o engajamento com o público.  

Para isso, é possível investir em desenvolvedores de conteúdo exclusivos ou então formalizar parcerias com influenciadores digitais. 

Qual a melhor opção para a minha empresa? 

Para escolher entre o Tik Tok ou Instagram é preciso avaliar o perfil do seu público. O Instagram tende a ser uma ferramenta mais abrangente em questão de faixa etária e interesse dos usuários, mas o Tik Tok, que inicialmente era uma plataforma mais voltada para jovens e adolescentes, vem ganhando muitos adeptos.  

Portanto, é fundamental fazer uma pesquisa antes de fazer sua escolha e, claro, contar com a ajuda de profissionais qualificados da área.  

Gostou de saber mais sobre o Tik Tok e o Instagram? Então aproveite para acessar o site da Job Space e conheça os cases de sucesso que podem inspirar o seu negócio!