

23 de janeiro, 2023
Setor de SEO da Jobs: importância da otimização e o que fazem
O SEO é uma das ferramentas mais efetivas do marketing digital. Conheça um pouco mais sobre a área e seu impacto numa empresa
Um site é uma das principais vitrines on-line para uma empresa. Mas para ter o resultado esperado, é preciso não só desenvolver um site bonito e eficiente. O conteúdo precisa da otimização de SEO, ou seja, estar adequado para os mecanismos de busca, como o Google. Saiba mais sobre o trabalho do SEO e sua importância!
O que é SEO?
Já falamos bastante sobre o que é SEO aqui no blog, mas, em resumo, SEO significa Search Engine Optimization, que podemos traduzir como um conjunto de técnicas de otimização para buscadores on-line.
Na prática, o SEO é usado para melhorar sites, páginas e posts de blog, de modo a potencializar suas chances de aparecer nas primeiras posições nas buscas online.
O que faz o profissional de SEO?
Chamado de analista de SEO ou, informalmente, apenas de SEO mesmo, o profissional que trabalha nesta área dentro de uma agência tem muitas atribuições.
Ele atua no desenvolvimento, nas melhorias e na manutenção de sites e portais. Ou seja, é um profissional extremamente importante durante toda a “vida” de um site, tanto on quanto off-page.
SEO on-page e off-page: qual a diferença?
Essas são duas das principais atribuições do trabalho do SEO.
Faz parte do SEO on-page, ou seja, “SEO na página”, a escolha adequada das palavras-chaves usadas no site, a otimização das URLs, e principalmente a análise de possíveis erros na programação, que atrapalham o ranqueamento do site nos buscadores.
Já o SEO off-page se preocupa com o que está além do próprio site, ou seja, os links externos que trazem o usuário para o site. É aqui que entra o trabalho de criação de conteúdo rico para blogs, infográficos, etc., para que o site consiga esses links externos e aumente os acessos.
Melhoria constante
O algoritmo do Google mudou de novo. Essa é uma frase que qualquer um já ouviu em uma agência. E é verdade, já que o que os mecanismos de busca, como o Google, consideram relevante para o bom desempenho de sites e página muda, por diversos fatores. E nem sempre isso é fácil de entender. Por isso, o trabalho do SEO envolve muita pesquisa, análise e testes, para compreender o mais rápido possível as mudanças e adequar os sites de acordo com elas.
Conheça os principais black hat que o profissional de SEO evita
Algumas pessoas tentam burlar o Google para conquistar as tão desejadas primeiras posições. Essas táticas, chamadas de Black Hat, violam algumas diretrizes dos mecanismos de busca e devem ser evitadas para que o site não seja punido pelo algoritmo.
Além de ser considerado antiético, o black hat é um grande risco para a empresa que pode ter seu algoritmo afetado ou até mesmo sua página banida da internet. Algumas das táticas que devem ser evitadas são:
- Excesso de uso de palavras-chaves;
- Conteúdos duplicados em diferentes páginas;
- Texto escondido atrás de imagens ou na cor do fundo;
- Fornecer avaliações e classificações 5 estrelas falsas;
- Entre várias outras.
Qual a importância do setor de SEO para a empresa?
Para uma agência de marketing ou publicidade, o setor de SEO é crucial, já que está diretamente ligado ao sucesso dos sites e plataformas dos clientes da agência.
É por meio de seus sites que as empresas atendidas pela agência conquistam clientes, melhoram sua percepção de marca e sua presença digital.
Em todas as situações de um novo cliente, o trabalho do SEO é importantíssimo, desde o que entra na agência e precisa de um site novo, passando por quem tem um site, mas precisa de ajustes, e até no caso de que só é preciso manter o bom desempenho da página — é a melhoria constante que comentamos.
E aí, gostou de saber tudo isso? Saiba que o time de SEO da Jobs está preparado para atender o seu site ou blog (este texto aqui, inclusive, passou pela revisão deles!). Entre em contato e conte com os nossos serviços!
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