VTEX CMS vs. VTEX IO: Qual a diferença?
A VTEX é uma plataforma que possibilita aos lojistas ter acesso a toda uma estrutura necessária para que possam criar o seu e-commerce de maneira efetiva e funcional. Recentemente, a plataforma fez um novo lançamento, a VTEX IO. Mas você sabe qual é a diferença entre a VTEX CMS e a VTEX IO? Confira a […]
Compartilhe:
A VTEX é uma plataforma que possibilita aos lojistas ter acesso a toda uma estrutura necessária para que possam criar o seu e-commerce de maneira efetiva e funcional.
Recentemente, a plataforma fez um novo lançamento, a VTEX IO. Mas você sabe qual é a diferença entre a VTEX CMS e a VTEX IO? Confira a seguir.
O que é a VTEX CMS?
CMS é a sigla para todo tipo de Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (Content Management System, no inglês), ou seja, toda ferramenta que permite ao usuário criar, editar e publicar conteúdos na web sem precisar usar um código para executar essas tarefas.
A VTEX CMS, portanto, é a plataforma de CMS da VTEX, e é responsável pela gestão das páginas que compõem a sua loja, garantindo autonomia para criar, organizar, editar e definir estruturas de pastas, arquivos e dos componentes que fazem parte da sua vitrine.
O que é a VTEX IO?
A versão IO da plataforma apresenta uma série de funcionalidades otimizadas que permitem entregar novas soluções com relação ao CMS, agregando ainda mais agilidade e segurança em todo o processo.
A plataforma VTEX IO funciona em low-code, o que torna possível desenvolver aplicações usando componentes e designs pré-programados, de forma versátil e ágil.
Qual a diferença entre as plataformas VTEX CMS e IO?
A VTEX IO é uma evolução das funcionalidades presentes na VTEX CMS. Ou seja, ela oferece recursos aprimorados e que vão além dos oferecidos pela versão anterior.
O IO traz melhorias de front-end e back-end, melhorias de performance em Lighthouse, UI e UX, além da otimização de tempo dentro do desenvolvimento de projetos.
Portanto, nesse sentido, os diferenciais da VTEX na versão IO podem elevar o leque de possibilidades.
É válido ressaltar que isso não quer dizer que não seja uma boa ideia lançar projetos na VTEX CMS. De modo geral, é interessante consultar uma agência habilitada para a escolha da plataforma que melhor irá atender às necessidades da sua empresa.
5 motivos para migrar para a VTEX IO
- Com a nova versão, você garante que vai ter as últimas atualizações da plataforma;
- A tecnologia é focada na experiência do usuário;
- A separação de gestão e desenvolvimento é muito útil para sua organização;
- A versão é mais segura e mais estável;
- A VTEX IO é mais fácil de administrar e personalizar.
Como fazer a migração de uma loja CMS para VTEX IO?
Decidiu que quer migrar do CMS para a VTEX IO? Confira o passo a passo abaixo.
11 passos para a fazer a migração
- Criar um Workspace de Desenvolvimento, para começar a desenvolver o tema da sua e as customizações que usará no VTEX IO;
- Migrar o Workspace de Desenvolvimento da versão Business Edition (CMS legado) para a Store Edition (VTEX IO);
- Desenvolver o tema da loja usando um template padrão da VTEX;
- Publicar o tema customizado;
- Criar um Workspace de Produção para realizar os testes em produção;
- Migrar do Workspace de Produção para a Store Edition (VTEX IO);
- Instalar o tema no Workspace de Produção. Se for modificar algo, faça no Workspace de Desenvolvimento;
- Implante o tema após a aprovação nos testes;
- Altere a account master para “IO”;
- Instale o tema na account master;
- Faça o apontamento do DNS para o IO.
Pronto, seguindo esses passos você já estará apto para usar a nova versão. Mas se pintar alguma dúvida ou quiser uma ajuda, conte com a Job Space. Temos um time certificado e especializado em migração para VTEX IO.