31 de May de 2021 Transformação Digital

E-mail marketing ainda vale a pena?

Parte das estratégias de marketing digital, o e-mail marketing é questionado em função do avanço de outras formas de contato com o cliente

Para quem trabalha com marketing digital, provavelmente já fez uma estratégia utilizando o e-mail marketing. Por diversos fatores, muitos tendem a achar que hoje em dia essa ferramenta não é mais efetiva. Nesse texto, entenda se o e-mail marketing ainda vale a pena!

Começando do começo: para que serve o e-mail marketing?

Para entender o papel que o e-mail pode exercer em uma estratégia de marketing, é importante relembrar a função desse material.

O e-mail marketing é uma comunicação disparada pela empresa para os contatos cadastrados e disponíveis. Ele é algo pessoal e profissional, e portanto o contato direto com o cliente é o que há de mais valioso nessa forma de comunicação.

A partir do momento em que é captado, aquele endereço do cliente se torna essa plataforma de relacionamento, com a qual a marca pode expor suas aspirações, novidades e conteúdos.

A relevância desse tipo de comunicação, portanto, vai depender do bom uso dele, entendendo o valor dessa proximidade com o cliente em detrimento de um ROI (retorno do investimento) ou de vendas diretas.

O e-mail marketing no tráfego

Imagine que você conseguiu levar uma pessoa para o seu site. Ela entra, procura o que precisa e simplesmente vai embora: o trabalho não pode ser perdido.

Por isso, o e-mail marketing e os leads têm um papel na hora de gerar proximidade, laços entre a marca e o público. As pessoas querem comprar de lugares onde confiam, ou seja, é preciso ter credibilidade no relacionamento.

Disponibilizar conteúdo, como e-books, cupons ou novidades, são formas úteis de capturar o lead. A partir desse momento, é hora de colocar a mão na massa e fazê-lo parte do seu público mais fiel.

O e-mail marketing ainda vale a pena. Mas como utilizá-lo?

Se, então, dizemos que o e-mail marketing ainda vale a pena, como proceder para usar essa ferramenta a nosso favor?

O primeiro e mais importante passo é utilizar a transformação digital a seu favor. Ou seja, otimizar o e-mail marketing a partir dos softwares e plataformas de disparo. Confira nossas dicas!

1. Segmentação do público

Hoje, o e-mail marketing pode ser cada vez mais personalizado e segmentado. 

Portanto, entregue para cada persona o que é relevante para ela. Essa segmentação dos leads auxilia a entender o público e acompanhar taxas de cliques, retenção e conversões.

Independente do seu mercado, vão existir públicos variados, com interesses variados. Torne alguém que conhece a marca em um lead, para então entendê-lo e, posteriormente, gerar vendas com esse cliente.

2. Construção do conteúdo

A segmentação só dá resultado se o conteúdo for bem escrito.

Quando se fala em conteúdo relevante, não se trata apenas de conteúdos longos e informativos, mas sim de conteúdos que importam para aquele lead.

Ao desenvolver a comunicação, lembre-se da persona e escreva de forma direta, atendendo às necessidades do cliente.

Uma boa dica é atualizar o remetente do e-mail para que o público perceba aquela comunicação como sincera, e não um discurso padrão de marca.

3. Frequência dos e-mails

Você provavelmente já recebeu um e-mail de marca desinteressante. Já parou para pensar o porquê desse e-mail ter sido descartado por você?

A frequência dos e-mails pode ser um fator importante para otimizar o relacionamento com o público.

Não existe fórmula, mas é evidente que ninguém quer receber e-mails todo dia, ainda mais se forem falando sobre a mesma coisa. Ao mesmo tempo, e-mails muito espaçados tendem a perder o engajamento do público. Encontre a frequência ideal, sempre utilizando as métricas disponíveis na sua plataforma.

E aí, conseguiu entender como o e-mail marketing ainda vale a pena e a importância dessa estratégia para a sua empresa? Continue acompanhando o Blog da Job Space para conferir mais conteúdos sobre marketing digital!

 

Escrito por Paulo Siqueira

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